3 tipos de plataformas de e-commerce para montar sua loja virtual

Se você deseja vender profissionalmente na internet e está em busca de uma solução para montar seu e-commerce, saiba que existem 3 tipos de plataformas para lojas virtuais.

Para quem está estudando formas de vender pela internet, vale mencionar que existem muitas plataformas especializadas em montar lojas virtuais. Existem serviços prontos para usar, você pode contratar uma equipe para desenvolver uma solução própria ou utilizar uma plataforma open source.

1. Plataforma própria de e-commerce

As grandes marcas como Amazon, Americanas e outras grandes empresas, geralmente mantém uma plataforma própria, desenvolvida sob medida com equipe própria ou empresas terceirizadas. Esse tipo de solução requer um investimento financeiro muito alto, tanto para desenvolver, quanto para manter o funcionamento da plataforma. Muitas das empresas que investiram em soluções próprias tiveram gastos na casa dos milhões. Apesar de permitir um total controle da loja online, está fora da realidade financeira da maior parte das empresas brasileiras.

2. Plataformas de loja virtual prontas para usar

Existem dezenas de serviços que oferecem lojas prontas para usar. São soluções proprietárias que fornecem centenas de modelos de loja, um número significativo de recursos.

Apesar de ter um custo mensal muito baixo inicialmente, irá gerar um aumento de preço conforme o crescimento da sua loja. Além da mensalidade, geralmente esses serviços também cobram por transação e já vem com sistema de pagamento próprio, sem dar liberdade para que você escolha o gateway de pagamento.

A maioria dos sistemas de loja virtual prontas para usar disponíveis no mercado, usam plataformas proprietárias e com isso impedem que você possa migrar seus dados para outra plataforma, adicionar recursos que a plataforma não ofereça ou exportar seus dados para integrar com outras ferramentas.

Basicamente você só consegue usar os recursos já oferecidos na plataforma, não consegue integrar novos recursos. Muitas dessas empresas oferecem o serviço de desenvolvimento para que você possa criar integrações com outras ferramentas, mas os custos cobrados pelo desenvolvimento normalmente não são baratos.

A grande maioria desses serviços não oferecem nenhuma forma exportar seus produtos e vendas para outra plataforma, e como são soluções proprietárias e não fornecem o código fonte,  com isso você também não conseguirá criar uma solução própria para fazer a exportação dos dados. O objetivo é prender você na plataforma dificultando a sua migração para outra solução. Dessa forma, a única maneira de você migrar para outra plataforma é começando do zero, cadastrando cada produto na nova plataforma e perdendo todo o seu histórico de vendas.

É comum você começar uma loja em plataforma pronta para usar, e com o crescimento do seu negócio você desejar migrar para uma solução mais robusta e com mais recursos. 

Agora imagine o trabalho que você terá para cadastrar novamente centenas de produtos em outra plataforma?

3. Plataformas de loja virtual open source

O que é open source?

Open source é um termo em inglês que significa código aberto. Os softwares do tipo open source, são soluções que não cobram pelo seu uso, disponibilizam o código fonte, e podem ser adaptados para diferentes fins. Ao fornecer o código fonte, um software open source permite acelerar o desenvolvimento de uma aplicação, pois já traz recursos nativos prontos para usar. A maioria das plataformas open source para e-commerce, permite a expansão de seus recursos com uso de plugins que podem ser pagos ou gratuitos. Geralmente sistemas open source possuem grandes comunidades em sua volta, que oferecem suporte e atualizações constantes de seus recursos. Uma outra vantagem é o grande número de desenvolvedores especializados nas plataforma open source mais conhecidas.

Soluções open source para e-commerce

Existem dezenas de soluções open source para loja virtual, dentre as mais conhecidas temos o WooCommerce, PrestaShop, Magento e OpenCart.

Atualmente a solução líder de mercado é o WooCommerce. O WooCommerce é um plugin que transforma o WordPress em uma poderosa plataforma de loja virtual.

De todos os sites da internet

0%

usam o WordPress
De todas as lojas online

0%

usam o WooCommerce

Neste momento 34% dos sites existentes na internet usam o WordPress, e 28% de todas as lojas online são feitas em WooCommerce.

O WooCommerce (assim como o WordPress) possui milhares de temas e plugins pagos e gratuitos, que permitem expandir seus recursos, integrar sua loja com os principais meios de pagamento, empresas de entrega, CRMs, ERPs, automação de marketing e muito mais.

3 tipos de plataformas de e-commerce para montar sua loja virtual 1

Comparação das plataformas

RECURSOS PLATAFORMA PRÓPRIA SOLUÇÕES PRONTAS CÓDIGO ABERTO
Migração
Códigos fontes
Acesso ao bancos de dados
Integração com sistemas de terceiros através de plugins
Exportação de dados
Custo Alto Acessível Acessível

SERVIÇO DE

CRIAÇÃO DE LOJA VIRTUAL

A Plumo é uma agência de marketing digital especializada em criação de sites, loja virtual e aplicativos.

Temos tudo que a sua loja precisa em um só lugar.

Nosso serviço de criação de loja virtual inclui:

  • Registro do seu domínio;
  • Hospedagem da sua loja;
  • Certificado digital;
  • E-mail com domínio próprio;
  • Criação de uma loja profissional;
  • Visualização perfeita em qualquer dispositivo;
  • Preparada para indexar na Google;
  • Serviço de manutenção para que a sua sua loja esteja sempre perfeita e atualizada;
  • Manual de uso que ensina como incluir produtos, cupom de desconto, gerenciar suas vendas, estoque e todos os recursos necessários para administrar uma loja virtual.