Skip to content

A importância da embalagem no e-commerce

Por que a embalagem é tão importante quanto o produto?

A embalagem é um fator muito importante quando se tem um e-commerce, a forma com que o produto chega até a casa do cliente é fundamental para gerar uma boa impressão, além de credibilidade.

É necessário dar uma atenção especial às embalagens, pois com ela é possível criar um diferencial para a sua marca, reforçar a identidade visual do seu negócio e muitas vezes levar uma experiência única e encantadora aos seus clientes.

Investir em embalagens diferenciadas para e-commerce significa agregar valor a sua marca e ao produto que está sendo entregue.

Confira 7 formas de usar a embalagem para agradar, encantar e passar uma boa impressão para os seus clientes.

1. Proteção do produto

O mais importante é que o produto chegue intacto até a casa do cliente. Por isso, muitas vezes é necessário pesquisar qual o tipo de material é mais adequado para enviar o produto.

É fundamental também considerar todo o trajeto que será feito pela encomenda. A embalagem está preparada para enfrentar todo o percurso previsto sem ser danificada ou sem que o produto seja danificado?

A importância da embalagem no e-commerce

Veja alguns exemplos de materiais:

  • Almofadas de ar e/ou papel fragmentado – Esse tipo de material serve para evitar que produtos pequenos se movam durante o transporte;
  • Plástico-bolha e/ou placas de isopor – Esse tipo de material é ótimo para proteger os produtos mais frágeis, pois diminui possíveis impactos;
  • Papel pardo/kraft e/ou papel seda – São excelentes opções para envolver os produtos;
  • Caixa de papelão – Servem para proteger os produtos.

Se você deseja fixar a sua marca na cabeça dos seus clientes, invista em uma embalagem personalizada. 

2. Embalagem personalizada

O que você pode e deve colocar na caixa: 

  • A logo do seu negócio
  • Adesivos
  • Etiquetas
  • Telefones
  • Endereços

3. Embalagem individual do produto

A importância da embalagem no e-commerce

Além da embalagem de transporte, você também pode investir em uma embalagem mais atraente. Só fique atento sobre a escolha do material, pois dependendo da embalagem isso irá gerar um custo maior para você e esse custo terá que ser contabilizado no valor do produto, dessa forma é necessário verificar se vale o investimento. 

Mas acredite, os clientes valorizam e muito uma embalagem com um design diferenciado, nesse caso faça pesquisas e veja o melhor custo benefício, embalagens como madeira, vidro, acrílico são tipos de embalagens que possuem uma durabilidade maior e chamam a atenção do cliente.

Caso o preço desse tipo de embalagem não seja tão atrativo, uma boa opção é fazer edições limitadas e em datas sazonais.

Uma outra opção, são embalagens ou embrulhos mais simples de papel ou até mesmo tecido, esses materiais também podem ser utilizados e passam uma ideia de cuidado. Se você tem um e-commerce de roupas ou de presentes por exemplo, enviar uma peça envolta em um papel de seda bonito e personalizado ou em um saquinho de organza, valoriza muito mais o produto do que enviar a peça apenas dentro da embalagem de transporte.

4. Explore os sentidos e tenha excelentes resultados

A importância da embalagem no e-commerce

Além de um produto entregue em perfeito estado, agradando o sentido da visão, é possível explorar os outros sentidos como por exemplo o tato, utilizando materiais macios que pode ser uma fita, um tecido, etc.
Particularmente falando o sentido que eu acho que trás mais resultados é o olfato, pois possui uma alta capacidade de envolvimento. 

Os receptores de odor em nosso nariz possuem um tipo de ligação com o nosso cérebro que encaminha a “sensação” para o nosso sistema límbico (essa inclusive é uma das razões pelas quais um aroma ou fragrância possui a capacidade incrível de nos transportar para dentro de uma memória de maneira tão intensa e tão vívida).

É justamente aí que está o "pulo do gato", a fragrância é capaz de promover experiências e lembranças, dessa forma são capazes de gerar altas respostas emocionais e impactar diretamente o comportamento do seu cliente. Toda vez que o cliente sentir uma fragrância igual ou semelhante irá se lembrar da sua marca.

Uma excelente forma de utilizar o poder do olfato é borrifando uma essência nos produtos e/ou incluindo pequenos brindes, como sachês perfumados.

5. Mais do que um simples produto

A importância da embalagem no e-commerce

Já citei a importância dos brindes em outros artigos e volto a insistir que é uma excelente estratégia para quem deseja agradar os seus clientes. Além do produto, adicione na caixa um brinde, um cartão de agradecimento, um cupom de desconto e outros mimos para o cliente. Isso demonstra cuidado na embalagem e ajuda a fidelizar os seus clientes. 

No caso do cartão de agradecimento, uma dica interessante é incluir um pedido para que o cliente poste uma foto com o produto nas redes sociais, usando uma determinada hashtag ou um breve depoimento contando sobre a experiência de compra. Se você utiliza as redes sociais para divulgar os seus produtos, crie uma hashtag própria com o nome do seu negócio.

6. Frete

A importância da embalagem no e-commerce

É muito importante que a embalagem  seja resistente, porém, fique atento a gramatura do material (embalagem de papelão) pois dependendo do tamanho e do peso isso pode encarecer o valor do frete.

É possível adquirir embalagens prontas com o auxílio do atendente dos Correios, que vai indicar a melhor maneira de despachar o produto, porém essa pode ser a opção mais cara.

Outra opção é recorrer a uma fornecedora de embalagens ou encomendar pacotes personalizados com a cara da sua loja, desde que eles sigam as recomendações das empresas de frete.

7. Dados impressos ou escritos à mão?

A importância da embalagem no e-commerce

Dados de envio como remetente e destinatário são importantes para a logística. O ideal é que se utilize etiquetas impressas. Isso demonstra profissionalismo, aumenta a legibilidade do que está escrito e poupa tempo. 

Para cartões e cartas de agradecimento dependendo do volume de pedidos que você tenha, você pode escrever à mão demonstra carinho e personalização. Se esse não for o seu caso, o ideal é fazer impresso, faça uma opção de fonte manuscrita porém com uma boa leitura.

A principal função de uma embalagem para e-commerce é que proteja o produto desde o manuseio até a chegada ao cliente. Ela deve demonstrar o cuidado com que o produto foi tratado para ser entregue em perfeitas condições. Além disso, ela pode ser uma ferramenta poderosa para os lojistas que desejam encantar o cliente.

SERVIÇO DE

CRIAÇÃO DE LOJA VIRTUAL

A Plumo é uma agência de marketing digital especializada em criação de sites, loja virtual e aplicativos.

Temos tudo que a sua loja precisa em um só lugar.

Nosso serviço de criação de loja virtual inclui:

  • Registro do seu domínio;
  • Hospedagem da sua loja;
  • Certificado digital;
  • E-mail com domínio próprio;
  • Criação de uma loja profissional;
  • Visualização perfeita em qualquer dispositivo;
  • Preparada para indexar na Google;
  • Serviço de manutenção para que a sua sua loja esteja sempre perfeita e atualizada;
  • Manual de uso que ensina como incluir produtos, cupom de desconto, gerenciar suas vendas, estoque e todos os recursos necessários para administrar uma loja virtual.