Skip to content

Shadowban no Instagram: O que é e como evitá-lo

Será que as suas publicações estão sendo punidas pelo shadowban?

Suas publicações teve uma queda repentina de engajamento?

Seu perfil parou de crescer?

Então você pode ter sido afetado pelo shadowban.

O shadowban é um tipo de punição aplicada pelo algoritmo do Instagram a perfis ou publicações. Ao receber essa punição, suas publicações deixam de aparecer nos mecanismos de buscas e, apesar de não serem excluídas e dos seus seguidores ainda poderem vê-la, ela tende a ter um desempenho ruim, pois nenhum usuário novo irá recebê-la.

Apesar da plataforma não confirmar essa informação, um dos motivos pelos quais você pode receber um shadowban, seria o uso de hashtags que foram banidas, ocultadas pelo Instagram. Seja por terem recebido um número grande de denúncias vindas de usuários ou por não estarem dentro das diretrizes da plataforma.

Uma hashtag que foi banida é a #sextou, essa hashtag viralizou pelo Brasil em referência a sexta-feira, porém essa palavra em Inglês possui outra conotação: sex to you, se você não sabe o significado faça a tradução em algum tradutor online.

Esse termo passou a ser utilizado por estrangeiros para publicações e vídeos com algum tipo de conteúdo sexual, o que não está de acordo com as diretrizes da plataforma e fez com que essa hashtag fosse banida.

Shadowban no Instagram: O que é e como evitá-lo

Como saber se fui punido por um SHADOWBAN?

Apesar de existir o shadowban, isso não significa que a queda do seu engajamento no Instagram esteja ligado diretamente a ele.

Se você está na dúvida e quer ter certeza se está sendo ou não punido basta fazer uma pesquisa.

Se as suas publicações estão sendo visualizadas por usuários que não te seguem isso significa que a sua conta está livre. Caso a sua publicação não seja encontrada é bem possível que o seu perfil tenha sido penalizado com um shadowban.

Uma forma de acompanhar as suas publicações e saber se você está usando hashtags ocultadas é por meio de alguns sites que analisam o seu perfil. O Instagram Shadowban Test do site Tribber é um deles.

Basta colocar o seu @ e ele fará uma avaliação das suas 10 últimas publicações, apontando se há problemas com as hashtags que você utilizou.

Como me livrar do Shadowban?

Se você acha que o seu perfil foi penalizado, veja algumas práticas que você pode fazer para tentar resolver esse problema.

  1.  Exclua todas as hashtags que tenham sido ocultadas pelo Instagram das suas publicações.
  2. Não use muitas hashtags e evite repetir as mesmas hashtags em todas as publicações.
  3. Se você possui o hábito de abusar da quantidade de hashtags, cuidado, o algoritmo do Instagram pode considerar suas publicações como spam.

Não utitilize aplicativos de terceiros

Se você costuma usar aplicativos de terceiros, algum tipo de bot ou automação no seu perfil, você corre um grande risco de ser penalizado, lembre-se de que o Instagram está cada vez mais rígido.

Dessa forma, desconecte-se de qualquer aplicativo de terceiros que possa estar vinculado a sua conta.

Como não ser punido

Se você pesquisou e sua conta está ok e você só quer evitar sofrer um shadowban veja as dicas abaixo para não ser punido.

Faça pesquisas antes de publicar os seus posts, pesquise se alguma hashtag que você escolheu está oculta no Instagram, caso esteja não utilize essa hashtag.

Existem outras hashtags que apesar de não serem ofensivas ou pornográficas também estão sendo ocultadas na plataforma. Um exemplo desse tipo de hashtag é #medicina, essa hashtag também foi banida.

Shadowban no Instagram: O que é e como evitá-lo

Nuca, jamais, use automações em sua conta.

Se você acha que comprar seguidores vale a pena, sinto muito em te dizer mas você corre um sério risco de ser penalizado pelo Instagram.

Não utilize o serviço de automação para curtir, seguir, comentar em publicações de usuários. Esse tipo de prática vem sendo coibida pela plataforma e já tem diversas pessoas perdendo suas contas por conta disso.

Em vez de ir pelo caminho "mais fácil", que tal você focar em um conteúdo relevante e de qualidade? Um bom conteúdo trás mais engajamento, interação e seguidores reais de forma orgânica.

Bem, o Instagram ainda não bateu o martelo e admitiu a existência do temido shadowban, mas é sempre bom a gente garantir que a nossa conta esteja dentro das diretrizes da  plataforma não é mesmo, principalmente para nós que utilizamos de forma profissional.