Vantagens de ter uma loja virtual
Você já deve ter ouvido dezenas de vezes que a internet é uma ótima opção para vender produtos e serviços, mas sempre fica a dúvida se realmente vale investir dinheiro em um e-commerce e se você vai conseguir vender seus produtos pela internet.
Para entender melhor como funciona um e-commerce, primeiro você precisa entender as principais diferenças de uma loja física e de uma loja virtual.
Com uma uma loja virtual você consegue um alcance geográfico muito maior do que teria uma loja física, o custo inicial e custos fixos de uma loja online são menores que o custo de uma loja física. Outro fator que você precisa ter em mente, é que a loja virtual precisa de sistemas diferentes dos usados na loja física, as embalagens também devem ter uma atenção especial e é fundamental aceitar pagamentos online.
Além de produtos você pode vender pela internet serviços, tais como viagens, consultorias, marketing digital e muitos outros, que podem ser contratados, realizados e pagos sem precisar sair de casa. Além de criar um diferencial competitivo para o seu negócio, você terá a oportunidade de alcançar o mundo inteiro.
Novas oportunidades
Aumente o alcance da sua marca
Mesmo negócios locais podem aumentar muito o alcance da sua marca na sua região de atuação. Eu e você sabemos que é muito improvável que um morador de um grande bairro conheça e frequente todos os comércios do bairro. Muitos consumidores passam em frente a sua loja quase diariamente, mas nunca entraram no seu estabelecimento e mesmo morando no mesmo bairro do seu comércio. Com uma loja online e a divulgação correta, esses consumidores podem conhecer seus produtos, serviços, diferenciais, preços, formas de pagamento e com isso aumentar muito as chances de virarem seus clientes.
Os consumidores de hoje tem uma grande tendência de procurar na internet por produtos e serviços antes de concluir uma compra, seja para encontrar um estabelecimento ou mesmo para ler sobre a experiência de outros clientes, e cada vez que um cliente só encontra sites e lojas dos seus concorrentes você perde uma oportunidade de negócio.
Uma das maiores vantagens das lojas virtuais é alcance global proporcionado pela internet, você consegue ir além da região geográfica do seu estabelecimento e alcançar consumidores de outros bairros, cidades, estados e até mesmo alcançar outros países dependendo do tipo de produto que você comercializa.
Crescimento do comércio online
Os números não mentem, enquanto o varejo tradicional cresceu apenas 3% em 2014, o e-commerce atingiu impressionantes 24% de crescimento.
É possível perceber o crescimento do e-commerce através do número de consumidores que compram pela internet. Em 2001 foram 1 milhão de pessoas comprando online, já em 2014 61,5 milhões de consumidores fizeram compras online. O número de oportunidades para vendas online crescem lado a lado com o número de consumidores que compram pela internet.
Pesquisa TIC Domicílios 2015, mostra que 58% da população brasileira usam a internet – o que representa 102 milhões de internautas.
Vendas na internet no Brasil devem dobrar até 2021, indica Google. Segundo a companhia, o segmento terá crescimento médio de 12,4% ao ano e atingirá um total de R$85 bilhões em vendas.
Investimento
Menor investimento inicial
Abrir uma loja física exige um investimento financeiro muito alto, por conta de todas as despesas envolvidas como aluguel, energia elétrica, placas e letreiros, funcionários, manutenção do ponto comercial, entre tantas outras. Além disso, você consome muito tempo para escolha do ponto, reformar a loja, contratar sua equipe, alvará para uso de placas entres outras atividades necessárias para inaugurar seu ponto comercial.
Entretanto, a loja virtual pode ser uma excelente oportunidade para iniciar um novo negócio ou expandir uma empresa que já tem presença física. Os custos envolvidos para lançar um comércio eletrônico é muito menor do que o custo para inaugurar uma loja física. Você precisará inicialmente contratar um serviço pronto de loja virtual, ou contratar um especialista para criar sua presença digital de forma profissional, e mesmo assim contratando alguém para criar sua loja os custos envolvidos serão muito menores do que os custos para inaugurar uma loja física. É possível iniciar um negócio online trabalhando de casa e sem funcionários.
Menor custo fixo
Uma loja física costuma ter um grande número de despesas mensais como aluguel, condomínio em alguns casos, energia elétrica, funcionários, encargos trabalhistas, divulgação, sistemas de estoque e fiscal entre outros.
Para iniciar uma loja online você pode optar por não ter funcionários inicialmente e começar o seu negócio em casa, dessa forma você reduzirá o custo fixo mensal para despesas com provedor de hospedagem da loja e custo com divulgação (a divulgação também pode ser feita sem custos).
Aumente suas vendas com uma loja virtual
Seu negócio aberto 24h
Com uma loja online o seu negócio estará aberto 24h por dia. Se você trabalha com produtos físicos o seu consumidor pode comprar um produto em qualquer horário e você poderá enviar no próximo dia útil. Para produtos como cursos online, o seu consumidor pode comprar seu produto no fim de semana ou as duas manhã e ter acesso imediato ao seu conteúdo pago.
Comodidade
O comércio online é uma forma de compra prática, dinâmica e cômoda. Com alguns cliques é possível comprar pela internet de qualquer lugar e qualquer hora. A loja virtual permite também acesso a comparação de preços e especificações de produtos de forma fácil e rápida, e isso vem ganhando a preferência dos consumidores.
Competitividade
Quando você cria sua presença online, seja através de uma loja virtual, site ou aplicativo, você aumenta sua competitividade, pois nem todos seus concorrentes usam a internet para vender e divulgar seus produtos ou serviços, e isso, por si só já gera uma diferencial competitivo para sua marca. Além disso, os consumidores passam a encontrar seus produtos e serviços através de buscas na internet, aumentando suas chances de gerar negócios.
Por que não ser a primeira marca do seu bairro a oferecer uma loja virtual para os seus clientes?
Confiança do consumidor
O fato do seu negócio contar com um site ou loja virtual aumenta a confiança do consumidor na sua marca. Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) apontou que o índice de confiança do consumidor para com o e-commerce é de 95%.
e-commerce
0%
segundo oSPC
Ter uma presença digital demonstra ao seu consumidor que a sua marca acompanha as tendências e está preocupada em estar sempre conectada com os usuários.
Atração de clientes
Com um site ou loja virtual você cria novas possibilidades de atração de clientes que não seria possível utilizar com uma loja física. Você não consegue indexar conteúdos sobre produtos ou vender através das redes sociais sem uma presença online.
Indexação nos buscadores
Com uma loja virtual bem planejada você pode indexar seu conteúdo no Google e em outros buscadores e gerar atração de novos clientes. Cada página de produto pode ser trabalhada para indexar as palavras-chave e assim gerar audiência gratuita para sua loja online.
Redes sociais
É possível integrar o Facebook e o Instagram a sua loja virtual, dessa forma quando você divulgar um produto nessas redes sociais, o consumidor poderá com apenas um clique acessar a página do produto na loja virtual e concluir sua compra.
Artigos
Você pode contar com um blog na sua loja virtual e escrever artigos sobre os produtos como reviews, dicas de uso, cuidados com os produtos e muito mais. Artigos bem planejados podem ser facilmente indexados nos buscadores gerando audiência orgânica (gratuita) para sua loja, além de gerar conteúdo para divulgação nas redes sociais.
Vídeos
Assim como artigos, vídeos tem grande potencial para gerar audiência gratuita, afinal o Youtube é o segundo maior buscador só perdendo para o Google.
Anúncios
Se você tem orçamento para investir em marketing, anúncios no Google e nas redes sociais geram tráfego imediato para sua loja online.
Qualidade de vida
Se você deseja começar vender pela internet sem ter uma loja física, dependendo do segmento de atuação, você não precisa trabalhar no tradicional horário comercial e pode atender seus clientes de qualquer lugar. Com ajuda de uma smartphone com acesso a internet você pode responder seus clientes rapidamente utilizando o WhatsApp, redes sociais, sistema de chat ou e-mail. As demais atividades como empacotamento ou envio dos produtos podem ser feitas em horário definido por você.